É o terceiro elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações. Por ser muito maleável é apto para mecanização e fundição, além de ter uma excelente durabilidade devido à camada protetora de óxido.
Alumínio Lata: São as latinhas de refrigerante, cerveja, etc.
Alumínio Bloco: Também conhecido como alumínio 'duro' em outras regiões; o alumínio bloco trata-se da sucata de todo tipo de componente proveniente do processo de refusão, como por exemplo cabeçote de motor entre outros.
Alumínio Chaparia: São as chapas de alumínio. são considerados chaparia: assoalho de ônibus, telhas, retalhos de chapas, tubos aerosol.
Alumínio Perfil: Em sua composição encontramos um pouco de magnésio e silício. Os perfilados derivam do processo de extrusão. O processo de extrusão pode ser exemplificado pelo tubo de pasta de dente em que um componente que está dentro dele vai sendo empurrado para fora com alta pressão.
Alumínio Pistão: Alumínio duro, encontrado em pistão, livre de ferro, aneis e pino.
Cavaco de Alumínio: São "raspas" de tarugos, lingotes de alumínio. Normalmente, cavacos são derivados do processo de usinagem de peças.
Alumínio Panela: São as panelas, tampas de panela, formas, baldes, produtos residenciais. O alumínio panela possui uma liga tão rica como a do perfil, porém tem maior quantidade de silício, resultando um material mais flexível.
Alumínio Off Set: É o alumínio em formato de chapas finas, utilizado em gráficas, editoras na fabricação de jornais e revistas.